Essencial para Concursos - Classes gramaticais para concursos públicos

Vai prestar concurso público e ficou em dúvida em relação às classes gramaticais? Aqui iremos explicar cada uma delas para você poder seguir para estudos mais específicos.

Olá, concurseiro. Tudo bem com você?

Nossa conversa de hoje servirá para apresentar a vocês uma das bases dos estudos de sintaxe e demais matérias que caem nos principais concursos do país. Falaremos das classes das palavras.

É claro que, mais para frente, iremos nos aprofundar em estudos específicos de cada uma delas. A ideia do material de hoje é justamente criar um apoio para sempre que você tiver dúvidas relacionadas às classificações gramaticais.

Agora chega de enrolar. São dez tipos de classes gramaticais: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. Existem três tipos de classes de palavras: as variáveis e as invariáveis.

Variáveis

Substantivo
Aquela palavra que serve para nomear coisas no geral. Seja pessoas, fenômenos, locais e etc. Por exemplo, João, São Paulo, criança…

O substantivo pode ser simples ou composto e variar em gênero (masculino ou feminino), número (singular ou plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

Verbo
Este serve para indicar uma ação ou um fenômeno natural. Por exemplo, chover, cair, correr.

O verbo varia de pessoa (primeira, segunda ou terceira), número (singular ou plural), tempo (presente, passado ou futuro), modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

Adjetivo
Usado para caracterizar, dar qualidades. Exemplos são animado, bravo, quieto.

O adjetivo varia em gênero (uniforme ou biforme), número (simples e composto) e grau (comparativo ou superlativo).


Pronome
É aquela palavra que acompanha ou substitui o substantivo. Por exemplo, tu, comigo, este e etc…

O pronome pode variar em gênero (masculino ou feminino), número (singular ou plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira),


Artigo
Utilizado antes dos substantivos para indicar se esses possuem sentido individual. Por exemplo, a, os, umas, um.

O artigo pode ser definido ou indefinido e varia junto com o substantivo em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).

Numeral
Fechando a classe dos variáveis está o numeral, que é a palavra que indica a quantidade ou a posição. Por exemplo, terceiro, quatro, centena.

O numeral possui flexões de gênero (masculino ou feminino), número (singular ou plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

Invariáveis


Preposição
Abrindo a classe de palavras que não possuem flexões está a preposição, que é utilizada para ligar dois elementos da frase. Caso de a, antes, para.

Conjunção
Esta é aquela palavra que faz a união de duas orações ou termos. Por exemplo, entretanto, de acordo, pois.

Interjeição
Essas exprimem estados emocionais, sensações e estados de espírito. Caso do Oba!, Desculpa! Oi!

Advérbio
Palavra utilizada para indicar as circunstâncias em que ocorre uma ação. Ele serve para modificar um verbo, adjetivo ou outro advérbio. Vale destacar que ele nunca modifica um substantivo. Exemplos de advérbios são: muito, pior, não.

Apesar de serem considerados invariáveis, os advérbios apresentam flexões de grau: comparativo e superlativo.

Pronto, agora você conhece todas as classes gramaticais. Um acréscimo é que existem algumas fusões de classes, com a combinação de preposição e artigo, como no caso da palavra ao. Quando ocorre esta mesma junção e há perda de fonema, elas são chamadas de contrações.

Então é isso. Agora que todas as classes estão esclarecidas poderemos nos aprofundar individualmente em cada uma delas nos demais textos.

Até a próxima!
Participe das aulas ao vivo semanalmente com novos conteúdos e dicas exclusivas para concursos públicos
Inscreva-se para participar de nossas lives semanais!