Jogo Rápido - Veja a diferença do uso de NENHUM para NEM UM para concursos públicos

Sem perder tempo. Quer uma dica rápida para Concursos Públicos? Hoje te ensinaremos quando usar NENHUM e quando usar NEM UM na hora certa.

Olá, concurseiro. Tudo bem?

Passando para deixar uma dica importante pra você que está se preparando para um concurso público e deseja arrebentar na parte de língua portuguesa!

Muita gente acha que “nem um”, separado, não existe. Erradamente! As duas maneiras existem e podem ser usadas de acordo com a intenção do emissor da mensagem.
É o seguinte: NENHUM é um pronome indefinido, ou seja, uma palavra variável que substitui ou acompanha um substantivo, dando ideia vaga de quantidade ou identidade.

NENHUM = zero, ninguém, nada. Essa, eu acho que todo mundo usa numa boa. O bicho pega um pouquinho na hora de usar separadamente. Vamos lá:

NEM UM é a junção do advérbio de negação NEM ao numeral UM. Podemos substituir o NEM pelo SEQUER e devemos usar assim quando queremos enfatizar a ausência. Tipo “Você não fez nem um exercício?! Nem unzinho?”.

Então, em resumo, é apenas uma questão de intenção. Para deixar em evidência a ausência, separamos NEM UM e NEM UMA. Agora, se for só para passar uma informação sem maiores críticas ou ênfases, NENHUM e NENHUMA.

Até a próxima!
Participe das aulas ao vivo semanalmente com novos conteúdos e dicas exclusivas para concursos públicos
Inscreva-se para participar de nossas lives semanais!