Essencial para Concursos - Especial sobre substantivos para concursos públicos

Os substantivos possuem algumas variações, pode ser simples ou composto, comum ou próprio, concreto ou abstrato… Aqui, falaremos um pouquinho melhor sobre eles.

Olá, concurseiro. Tudo bem?

Hoje nosso assunto será uma das ramificações da morfologia: os substantivos. Nada de fazer confusão na hora de estudar para os concursos públicas. Os substantivos são aquelas palavras que servem para nomear coisas no geral. Sejam pessoas, fenômenos, locais e etc.

Te mostraremos como identificar se eles são concretos ou abstratos. Mas, antes disso, acho válido relembrarmos se eles são comuns ou próprios.


Os substantivos comuns são aqueles que tratam de um mesmo grupo de forma genérica, caso de cidade, mulher, gato, continente, garoto.

Já os próprios designam os termos de forma particular, caso de São Paulo, Márcia, Tietê, Jamaica, Antônio.

Fechou? Agora vamos para a segunda parte da categoria. Lembrando que ainda temos os substantivos coletivos, que seriam aqueles que nomeiam os conjuntos de seres da mesma espécie. Esses, por serem mais longos, vão contar com um post exclusivo, tudo bem?
Substantivo concreto x substantivo abstrato

Se você não pegar essa matéria agora, na parte de morfologia, ela poderá complicar sua vida lá na frente, quando você estiver estudando sintaxe.

Quando ainda estamos no ensino fundamental, nossos professores costumam dizer que concreto é aquilo que “dá para pegar” e abstrato seriam aqueles substantivos que “não dá para pegar”.

Mas, porém, contudo, entretanto, essa dicazinha não cola para determinadas palavras. Quer um exemplo? Nuvem. Eu não sei se dá ou não dá para pegar.

Uma forma mais certeira de saber isso é a seguinte: existe uma lista do abstrato e, tudo que não estiver nela, será concreto. Vamos para essa lista.

1) Nome da ação do verbo. Exemplos: Corrida; abraço; luta; beijo. Deriva do verbo, é o nome da ação

2) Nome da característica. É o substantivo que nomeia o adjetivo. Exemplos: Inteligência; beleza; doçura.

3) Nome dos sentimentos. Exemplos: Amor, dor, angústia, saudade.

4) Fenômenos da natureza. Exemplos: Chuva; tempestade; furacão. Aqui, vale se atentar para o fato de que estamos falando dos fenômenos, não dos elementos. Ou seja, fogo e água, por exemplo, são substantivos concretos.

5) Eventos. Exemplos: Aniversário; casamento; futebol; churrasco. Aqui é necessário contexto. No caso do churrasco, por exemplo, a frase pode se referir à carne e, nesse caso, não seria o evento.

Tudo que não estiver na lista anterior será concreto. Dois pontos para que você não precise se policiar: nome de pessoa será sempre concreto, assim como a palavra Deus.

Então espírito é concreto ou abstrato?
É concreto, porque não está na lista dos abstratos.

E construção?
É abstrato, ato de construir.

Ficou claro? Então beleza.

Até a próxima e aguardem pelos coletivos.
Participe das aulas ao vivo semanalmente com novos conteúdos e dicas exclusivas para concursos públicos
Inscreva-se para participar de nossas lives semanais!